A Importância da Educação pela Arte

Já na Grécia Antiga a Arte era considerada uma via privilegiada de acesso ao Homem e à Educação da sua sensibilidade profunda, nos dias de hoje, surge a desejo para a criar um Homem livre, sensível e criativo. Contudo, face ao ritmo da população em geral, torna-se difícil por um práctica a apreciação desses valores culturais.
No Pré-Escolar é possível despertar a consciência e a sensibilidade artística da criança, tendo como objectivo principal previligiar o desenvolvimento do SER individual e social, e da motivação para a livre expressão dos sentimentos da criança. Proporcionar ás crianças desta idade novos valores culturais e o prazer das actividades lúdicas adjacentes, permite o desenvolvimento de futuros adultos equilibrados ao nível fisíco, emocional e intelectual. As expressões artísticas estão directamente relacionadas com o desenvolvimento pessoal, social e cultural, são elas que nos guiam na forma de estar, de comunicar e de aprender.

O Teatro é uma actividade enriquecedora na medida que permite melhorar a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização e o vocabulário na criança.
A Educação Musical na vida de uma criança é muito importante. Através da música a criança desperta a criatividade, aguça a sensibilidade, torna-se mais extrovertida e terá mais facilidade na comunicação. A música também traz beneficíos para a aprendizagem da língua (canções) e para a coordenação motora (instrumental). Através da música a criança poderá desenvolver o senso critíco, expressar os seus sentimentos e o seu próprio processo criativo.
A Pintura, além de ser uma forma de expressar sentimentos e a visão do mundo , colabora com o desenvolvimento motor e permite que a criança desenvolva o seu próprio processo criativo, além do senso crítico.
Segundo Rudolf Laben, criador da expressão Dança Educativa, a criança através da exploração, observação e criação de movimentos, poderá desenvolver a sua consciência sensorial e corporal. A dança ajuda a desenvolver a criatividade, a capacidade inventiva, a ousadia e a desinibição. Através da dança podemos explorar os sentidos e despertar sensibilidades, desenvolver a autonomia.
Para que possamos proporcionar ás crianças um olhar diferente, mais sensível e profundo, é necessário que os educadores estejam dispostos a fundamentar, explorar, conceber, orientar e retroagir experiências e projectos específicos de EDUCAÇÃO PELA ARTE.
Existem formações específicas para educadores ou professores, sobre o tema Educação pela Arte.
Apesar disso, para começar a vivenciar esta maravilhosa experiência basta ler sobre o tema, existem diversos livros (base da minha pesquisa) para ajudar a introduzir este tema na sala de aula. Quero ainda referir que este projecto é perfeitamente compatível com os habituais projectos anuais do Jardim de Infância, ou seja, o educador pode adaptá-lo simultâneamente.

0 comentários:



Enviar um comentário